A ETEC JMS ESTARÁ PARTICIPANDO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S

É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE A ETEC JOÃO MARIA STEVANATTO ESTARÁ PARTICIPANDO A PARTIR DESTE ANO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S.

O PROGRAMA 5 S TEM SUA ORIGEM NO JAPÃO, QUANDO EM MAIO DE 1950, O PROFESSOR KAORO ISHIKAWA APRESENTA UM MÉTODO PARA COMBATER O DESPERDÍCIO, E AJUDAR O PAÍS DESTROÇADO PELA GUERRA, E SEM RECURSOS NATURAIS.
NO FIM DA DÉCADA DE 60, O ESTILO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO PASSOU A SER ADOTADO POR ORGANIZAÇÕES NO MUNDO INTEIRO, JUNTAMENTE COM AS TÉCNICAS DO TQC (TOTAL QUALITY CONTROL), QUE CHEGARAM AO BRASIL NO INÍCIO DOS ANOS 80, COM O NOME DE QUALIDADE TOTAL.


O CONCEITO DE 5S POSSUI COMO BASE AS CINCO PALAVRAS JAPONESAS CUJAS INICIAIS FORMAM O NOME DO PROGRAMA E QUE EM PORTUGUÊS FORAM TRADUZIDAS POR ‘SENSOS”.

1-SEIRI: SENSO DE UTILIZAÇÃO
2-SEITON: SENSO DE ORGANIZAÇÃO
3-SEISO: SENSO DE LIMPEZA
4-SEIKTSU: SENSO DE PADRONIZAÇÃO
5-SHITSUKE: SENSO DE DISCIPLINA


PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO FORAM SELECIONADOS 10 AMBIENTES ESCOLARES DENTRE SALA DE AULA, LABORATÓRIO E ÁREAS ADMINISTRATIVAS EM QUE PASSARÃO PELO PROCESSO DE MELHORIA, ORGANIZAÇÃO E REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO.

O PROJETO ESTÁ SOB A COORDENAÇÃO DA PROFA. MARIANA ALVES FUINI E CONTA COM A AJUDA DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS: CAMILA, DÉBORA, ROBERTA, MARIA REGINA, POLI, JUNIOR, LUCIANA E ALEXANDRE.  LOGO TEREMOS MAIS NOVIDADES. AGUARDEM!!!


Theme by TMDthemes