Etec investe em práticas inovadoras

A unidade escolar do Centro Paula Souza de Itapira tem investido em práticas que inovam e produzem resultados satisfatórios, para a comunidade escolar do município onde está instalada e região imediata. O objetivo é mostrar o trabalho realizado e a excelência na qualidade de ensino.

No mês de abril o núcleo de Relações Institucionais, em parceria com a coordenação de cursos, realizou a I Feira de Profissões, que atraiu cerca de duas mil pessoas em cada um dos dias de evento. A Feira teve por objetivo principal reunir empresas, instituições e universidades parceiras para expor o trabalho desenvolvido e auxiliar os alunos que irão se formar no Ensino Médio e também os que estão no último módulo do curso. Durante o evento aconteceram diversas atividades, oficinas, palestras, dinâmicas, exposições e sorteio de brindes.

Outro projeto inovador que a Etec desenvolveu é o BANTEC – Banco de Currículos. Oportunamente, o lançamento oficial do projeto aconteceu no dia da Feira de Profissões. O banco de currículos é uma ferramenta que irá auxiliar os RHs das empresas, bem como as pessoas que buscam uma vaga no mercado de trabalho. Os candidatos que ainda não possuem currículos podem acessar o site do BANTEC pelo endereço www.etecitapira.com.br/bantec e gerar o seu currículo gratuitamente. O BANTEC é um projeto que está sendo desenvolvido desde 2014, tendo como incentivadora a Agência Inova do Centro Paula Souza.

No início do mês de Agosto aconteceu na Etec João Maria Stevanatto o II SPA DAY – um dia de relaxamento e confraternização voltado para professores e funcionários. O evento, que tem por objetivo a promoção da saúde e da qualidade de vida, é organizado pelo Núcleo de Relações Institucionais, com apoio da CIPA da escola. Em um só dia, a Etec reúne as empresas e profissionais parceiros para realização de atividades com os professores e funcionários da escola.

Também pode ser citada como prática inovadora o EPA – Etim de Portas Abertas. O projeto, de autoria do professor José Gonçalves Pinto Júnior, coordenador do ETIM em Informática, tem por objetivo mostrar à comunidade como funciona o Ensino Médio integrado com o técnico. No ano de 2015 foi realizado o I EPA. Neste ano o evento incluirá também o ETIM em Química.

O projeto dos Convênios da APM, desenvolvido pelo Núcleo de Relações Institucionais, é outra prática inovadora. Trata-se de parcerias com estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e profissionais liberais. As instituições conveniadas oferecem algum tipo de benefício ou desconto aos alunos, professores e funcionários da Etec. O projeto traz um benefício aos contribuintes da APM e às empresas que divulgam mais seus produtos e serviços.

Desde o segundo semestre de 2014 está sendo planejado outro projeto que será colocado em prática no final de 2016. Trata-se de conferir uma certificação às empresas, instituições e profissionais parceiros da Etec. O objetivo é transmitir o reconhecimento da importância do relacionamento com a Etec através de um certificado e troféus produzidos pela APM da Etec João Maria Stevanatto. Será instituída uma comissão para avaliação das instituições que devem ser consideradas “Amigas da APM da Etec JMS”.

Um projeto novo que está em fase de estruturação é a CAST – Cooperativa de Assessoria em Serviços Técnicos. Trata-se de uma cooperativa, no formato de uma empresa escola, que envolve os serviços das áreas de Administração, Logística e Segurança do Trabalho. Os alunos, monitorados pelos professores orientadores, irão prestar serviços a pequenas e médias empresas. O objetivo é a inserção no mercado de trabalho e o estreitamento de laços com as empresas locais.

A Etec João Maria Stevanatto também tem um Grêmio Estudantil atuante, uma CIPA didática em formação, uma equipe docente e de coordenação dedicada e competente, que realiza eventos que movimentam a escola como: o Gincaetec, Trote Solidário, Halloween, Feira Tecnológica, Festa Junina, Semana Paulo Freire, Campanhas de Arrecadação, entre outros. A cada dia a Etec investe em novas parcerias e fomenta projetos pioneiros a fim de oferecer o que há de melhor para a comunidade escolar.