1ª Maratona de Programação agita alunos dos cursos de informática da Etec

A última semana de maio foi agitada para os alunos dos cursos de informática da Etec. Na Jornada da Informática, organizada pelos coordenadores Ivan de Leão e Júnior Gonçalves, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a palestras e participar pela primeira vez de uma Maratona de Programação, uma disputa de várias horas em que os participantes se reúnem em equipes para criar algoritmos (programas) que resolvam os mais diversos tipos de problemas lógicos da programação.

As palestras abordaram temas importantes como “Direito digital”, “Criação de sites com Joomla”, “Empreendedorismo digital” e “Profissão Youtuber”, sendo essa última palestra proferida pela itapirense Carolina Rossi, que possui mais de 230 mil seguidos em seu canal (Sweet Carol) e foi convidada no ano passado a para participar do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.

Na quarta-feira, dia 31, ocorreu pela primeira vez na Etec a Maratona de Programação, um evento no qual os participantes passaram mais de duas horas em atividades que exigiram muita pesquisa e trabalho em equipe para resolver os desafios relacionados à área de programação de computadores. Além disso, houve também a participação de uma torcida das equipes que, através do Facebook, puderam ajudar as equipes a realizarem algumas tarefas.

A ideia da Maratona de Programação surgiu do professor e coordenador Júnior Gonçalves, responsável pelo curso ETIM (Ensino Médio Integrado ao Técnico) em Informática, e contou com a parceria do coordenador Ivan de Leão, responsável pelo curso Técnico em Informática para Internet, e também com a colaboração de diversos ex-alunos da Etec que aceitaram o convite para ajudar na organização evento.

Maratona de Programação

Segundo o professor e coordenador Júnior Gonçalves, a avaliação dos resultados obtidos com a Maratona de Programação foi muito positiva. “Conseguimos em só evento proporcionar atividades que desenvolvessem o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e integração entre ex-alunos, alunos do Técnico em Informática para Internet e alunos das três turmas do ETIM em Informática. Além disso, tenho certeza de que quem participou divertiu-se muito naquela noite. E isso é muito gratificante no nosso trabalho!”, afirma o professor Júnior Gonçalves.

Theme by TMDthemes